Você quer ingressar na Maçonaria Liberal?

Talvez você já tenha ouvido falar sobre a GLADA, ou desejou contatar uma de suas Lojas. Se você tem interesse em se tornar maçom, existem vários meios de fazer isto acontecer:

Você pode contatar a GLADA através do e-mail  ou através dos telefones 11- 2204-2540 e 3361-5776. Alternativamente, poderá utilizar o endereço do escritório central: Rua 24 de Maio, 35 – 5º s/504 - CEP 01041-001 – São Paulo – Capital.

A GLADA indicará para você a Loja mais próxima da região onde reside ou trabalha, para que verifique a possibilidade de ser apresentado. Na maçonaria se entra por indicação, mas não se veta um pedido direto. Obviamente, se conhecer algum maçom da GLADA em sua região, fale com ele e demonstre seu desejo em fazer parte da nossa entidade.

Somente são aceitas na maçonaria pessoas que trabalhem e se autosustentem, e que tem rendimentos suficientes para contribuir com as despesas da Loja sem prejudicar a própria família.

É importante ressaltar que ficará a critério da Loja convidá-lo(a) para participar de alguma reunião aberta, bem como o processo de seleção e admissão de novos obreiros, realizado através de sindicância. Tudo que se decide numa Loja é votado.

A GLADA é reconhecida no mundo todo. Cada uma de suas Lojas é composta por pessoas de bem, isentos de fanatismos e de condicionamentos religiosos, raciais e ideológicos. São pessoas livres, profissionais liberais, líderes de negócios e profissionais de ambos os sexos que prestam serviços à comunidade, com ideais humanísticos e sociais, que fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade entre os seres humanos.

O objetivo da GLADA é estimular o ideal de servir à Humanidade, à Pátria, à Maçonaria, à família e aos semelhantes como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando o desenvolvimento da fraternidade como elemento capaz de proporcionar a oportunidade de servir; o reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional; a melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na vida pública e privada e a aproximação de maçons de todo o mundo, visando à consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.

O projeto da GLADA começou, pode-se dizer, há 50 anos atrás, quando seus fundadores se formaram nas melhores escolas iniciáticas do mundo, e lançaram seus alicerces há 37 anos, com a fundação da Augusta e Respeitável Loja Simbólica e Filosófica Amphora Lucis em 1974.

O projeto se consolida com a fundação da GLADA em 1986, contando assim em 2014  com nada menos que 28 anos de excelentes serviços prestados às comunidades onde se sediaram suas Lojas.

Tudo isso só foi possível graças à participação de seus associados, que identificam as necessidades das comunidades onde estão inseridos e, através de seus esforços pessoais e de contribuições de companheiros e de parceiros, conseguem suprir aquelas carências.

Os maçons se reúnem semanalmente para estudar, elevar o nível cultural de todos os participantes e trocar idéias e experiências, em Sesssões de Instrução e programas interessantes e informativos sobre tópicos de importância local e global. A entidade reflete uma ampla representação da vida da comunidade.

Eles planejam e implementam uma notável variedade de programas humanitários, educacionais e de intercâmbio cultural que afetam as vidas das pessoas a nível regional e mundial.

Não existe Iniciação Maçônica à distância, ou pela Internet, ou por correspondência. Se alguém o convidou para ser iniciado de uma destas formas, está enganando você. A Iniciação é uma experiência que só pode ser transmitida pessoalmente, através de uma cerimônia especial, belíssima, cheia de simbolismo, que eleva a consciência do candidato, abrindo novas percepções e gerando uma nova e poderosa energia interior. Só pode ser efetuada por meio de pessoas iniciadas e investidas de tais prerrogativas maçônicas.

ADVERTÊNCIA IMPORTANTE: Como há o risco de ser cativado por supostas Ordens e maçons que não são idôneos, tenha cuidado.

Leia com atenção os itens de a) até g) e fuja de qualquer relação com aqueles que não cumprem fielmente as regras de entidades jurídicas legalmente certificadas.  

Não entre e nem participe de qualquer entidade sem investigar seriamente os seguintes itens:

  1. Se dita ordem possui constituição, estatutos e regulamento como entidade sem fins lucrativos, devidamente registrados em cartório e tem endereço fixo;
  2. Se procede a eleições periódicas e democráticas e quem são seus dirigentes;
  3. Se possui CNPJ
  4. Se possui conta bancária em nome da entidade registrada;
  5. Se lhe fornece recibo da jóia, taxas e demais pagamentos efetuados, certificando-se de que estes serão efetivamente contabilizados à loja ou à obediência, e nunca a um maçom em particular.
  6. Certifique-se de que o elemento que entrou em contato contigo é realmente maçom da entidade.
  7. Se informe sobre a idoneidade do mesmo.

Toda Obediência Maçônica é por natureza uma entidade sem fins lucrativos e nenhum cargo maçônico é remunerado. Não é porém uma instituição de caridade e sim de solidariedade humana.

Tem, porém, despesas de manutenção, aluguel, ajudas de custo, impostos e taxas governamentais, condomínio, impressos, administração, representação nacional e internacional, materiais e apetrechos de uso ritualístico, etc.

Para tais despesas, ela cobra do Candidato uma Jóia de Iniciação, e, de todos os obreiros, taxas e mensalidades, cujo valor é votado pelos membros das Lojas e/ou da Obediência, e as contas são aprovadas em Assembléias Gerais.