01 - Ensinar a História da Maçonaria, seu Simbolismo Moral e Operativo e sua Filosofia Iniciática;
02 - Considerar o Maçom como aquele que está maduro para conhecer e buscar a Verdade, e, conseqüentemente, ensinar o verdadeiro sentido das Lendas, Alegorias, Mitologias e Contos Populares, que estão por detrás dos ensinamentos das várias filosofias e religiões;
03 – Usar, ensinar e estimular Métodos de educação objetivos e ativos com origem nos países do Primeiro Mundo e nas experiências da UNESCO;
04 - Métodos expositivos comuns a todas as culturas;
05 - Métodos dialéticos, praticados nas principais culturas;
06 - Diferentes tipos de YOGA ( União com o Ser Superior dentro de cada um de nós ) de todas as partes do mundo, a fim de ensinar a prática do relaxamento, da meditação e da concentração, permitindo ao mesmo tempo expandir a consciência, desenvolver a percepção e atingir a paz interior;
07 - Tai-chi-chuan, tal como é praticado na China, juntamente com métodos ginásticos ocidentais de comprovada eficiência;
08 - Artes marciais pacíficas do Japão e da China;
09 - Música, Dança, Canto, Artes Plásticas, Teatro, Encenação;
10 - Jogos educativos e folclóricos, e expressão corporal;
11 - Técnicas de Imprensa, Rádio, TV, publicidade e propaganda;
12 - Técnicas de treinamento e formação nas organizações empresariais e sua dinâmica de grupo;
13 - Noções gerais de criação e administração de empresas;
14 - Métodos de não violência inspirados na Índia;
15 - Métodos de administração de conflitos;
16 - Métodos de ativação da sabedoria, ligados às tradições africana, indígena, xamanista, chinesa, japonesa, hinduísta, judaica, cristã, muçulmana, budista, taoísta e outras;
17 - Métodos de Psicoterapia e Cosmoterapia individual e em grupo;
18 - Incentivar a socialização da educação, saúde e transportes para todos;
19 - Noções gerais de análise de fatos políticos, jornalísticos e / ou divulgações de notícias, desenvolvendo o senso crítico, a visão imparcial e desapaixonada, identificando a matéria paga, a “pena de aluguel” e os interesses de grupos, sejam políticos, econômicos, religiosos ou ideológicos, propiciando a formação da cidadania com uma consciência política isenta e independente;
20 - Noções sobre preservação ambiental, ecossistemas e métodos de cultivo naturais e preservacionistas;
21 - Recomendações para que a ciência e as tradições espirituais não sectárias da humanidade formem um conjunto harmônico;
22 - Recomendações para que a juventude seja educada com vistas a um futuro governo mundial, com um ordenamento jurídico, uma moeda, e uma língua de uso internacional, representados democraticamente por todos os povos da Terra;
23 - Enquanto não houver as condições do item anterior, que sejamos educados a lutar pela soberania de nossa pátria, e o convívio com os outros povos em harmonia, com mútuos interesses econômicos, culturais e fraternais; com Ética, sem colonialismos e sem exploração de nenhuma das partes. Que possamos assim extirpar em definitivo o fantasma das guerras;
24 - Que sejamos instruídos a deter as ameaças que pesam sobre a segurança internacional --- a exclusão, a decadência rural, a miséria urbana, as emigrações maciças, a degradação do meio ambiente, as velhas e novas pandemias, o tráfico de armas e de drogas, as violações dos direitos humanos do cidadão, a violência urbana e rural, a pedofilia e a prostituição infantíl.
25 - dar subsídios culturais e informação para se dar um ponto final ao escândalo das atuais desigualdades, para que se elimine o fardo da dívida dos países e que tenham condições humanas de pagá-las, sem juros extorsivos e sem coação, detendo a espiral monstruosa que faz com que os países pobres não parem de empobrecer e os países ricos de enriquecer.
26 - Adquirir a consciência de que não poderá haver felicidade enquanto nosso semelhante estiver faminto e marginalizado. Consequentemente, a GLADA condena a má distribuição de renda nos países, a pressão do capitalismo selvagem e a aristocracia hipócrita, que, assumindo as posições- chave num país, trabalham em causa própria, garantindo para si altos ordenados e aposentadorias, e impondo um salário de fome ao trabalhador e uma aposentadoria miserável ao restante da população.
27 - que é preciso promover a educação e a formação profissional permanente, favorecendo o desenvolvimento científico e tecnológico para que cada país possa controlar seu destino, facultando a reabilitação urbana e ao mesmo tempo o desenvolvimento rural;
28 - que se assegure o respeito à lei e à liberdade de expressão com responsabilidade, o funcionamento independente e isento da justiça e a materialização dos princípios democráticos nas lides cotidianas;
29 - que os jovens e maçons da GLADA sejam ensinados a lutar por regimes políticos de liberdades públicas, de pluralismo ideológico e alternabilidade periódica do poder político, mediante eleições livres e isentas; e com um sistema previdenciário justo.
30 - que os maçons devem aprender a investir na criatividade humana, na aquisição, transferência e partilha dos conhecimentos, que são a chave de todo processo de emancipação individual e coletiva; é pela abertura e interação que as culturas se constróem e se fortificam, assim como o sangue na mistura de raças;
31 - que os maçons rejeitem qualquer tendência xenófoba, chauvinista, discriminatória ou racista, bem como todo fanatismo político, religioso ou ideológico, e que seus olhares transponham o horizonte de suas fronteiras nacionais, regionais ou territoriais, e que se preparem permanentemente para serem CIDADÃOS DO MUNDO.
32 - A GLADA entende que a Maçonaria deve estar preparada para integrar-se no mundo, deixar de ser uma sociedade dita “secreta" e passar a atuar no plano externo de maneira mais dinâmica. Embora seja uma escola filosófica de aperfeiçoamento do Ser Humano e da Civilização, deve evidenciar sua qualificação para sugerir propostas úteis para o homem e a sociedade, em todos os níveis de manifestação da vida. Uma entidade a ser respeitada por sua ética e moral elevada, hostil à corrupção, sempre consultada e fornecedora de subsídios para a resolução dos grandes problemas e desafios da humanidade e a proporcionar felicidade ao gênero humano.
33 - É com esse objetivo superior que insere nos Rituais do Rito Escocês Antigo e Aceito, nos do Rito Moderno e nas Câmaras de Instrução Hermética, as mesmas Instruções de Cultura Iniciática, Humanística e Social, garantindo a tolerância para com as duas visões: a deísta e a agnóstica, sendo instruções obrigatórias para o Maçom da GLADA. Recomenda ainda:
34 - Estudos sobre as possíveis origens do Universo e do Homem;
35 – Levantamento de hipóteses sobre origens terrestres e extraterrestres do homem e sua meta. Antropologia Cultural, Social e Filosófica;
36 - Estudos e comprovações sobre as civilizações e Continentes desaparecidos, a Proto e a Pré-História. Arqueologia;
37 - Estudos históricos sobre a Idade Antiga, as Civilizações Orientais e Clássicas; - A Idade Média e a Idade Contemporânea; - Fatos essenciais do mundo atual;
38 - No estudos históricos de todas as épocas mencionadas acima, demonstrar a realidade das Leis do Ritmo e Ciclos da Natureza e o conhecimento do passado para antever o futuro;
39 - A Ciência e a Religião, os Grandes Artistas, Pensadores, Filósofos, Sociólogos, Psicólogos, Cientistas, Políticos, Legisladores, Benfeitores da Humanidade e suas doutrinas;
40 - As Sete Ciências dos Antigos -- Lógica, Retórica, Gramática, Aritmética, Geometria,Astronomia/Astrologia e Música -- bem como as seguintes matérias fundamentais: História, Geografia, Sociologia e Política, Geopolítica, Economia, Ecologia, Saúde, Educação, Artes, Esportes, Comunicações, e toda e qualquer Ciência, Técnica ou Conhecimento que aumente a Cultura Geral e contribua para o progresso da Humanidade ou para sua libertação de jugos econômicos, religiosos sectários, sociais ou tecnológicos.
41 - estudo da realidade atual do Brasil e do Mundo, com propostas práticas e úteis que se destinem ao aperfeiçoamento da sociedade humana.
42 - São ainda obrigatórios os estudos que ofereçam à sociedade um Modelo Político / Econômico / Social / Educativo que esteja em sintonia com a Nova Ordem Internacional do 3º Milênio, e, com essa finalidade, incentiva estudos e informações atualizadas sobre:
43 - Geografia política do mundo atual, suas Ideologias Político/Religiosas e dominação social; Indústria, Comércio e fontes de energia; Aspectos da população mundial; o Meio Ambiente, a Natureza e o Homem;
44 - Os novos rumos da Educação e a Escola do 3º Milênio.
45 - Saúde Mental, Emocional e Física da humanidade. Trabalho, Realização e Alienação. Filosofia da Ciência, da Moral e da Política;
46 - LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE entre os homens e as nações, dentro de um contexto de SER, SABER, QUERER e OUSAR FAZER com Justiça.
A SÍNTESE UNIVERSAL DO CONHECIMENTO HUMANO