Alvorada Juvenil do Terceiro Milênio

Preâmbulo

  1. Juvenil 
     A Alvorada Juvenil do terceiro Milênio é uma instituição civil, educativa, sem fins lucrativos e tem por objetivo congregar jovens de ambos os sexos, em igualdade de condições, com a idade de 14 a 20 anos, sem distinção de raça, cor, região, religião, filosofia, agremiação política ou condição social; ministrando-lhes ensinamentos de cunho moral, cívico, filosófico, científico, cultural e político apartidário.
  2. Procura desenvolver nos jovens valores éticos e comportamentais como: responsabilidade, disciplina, senso crítico, discrição, postura democrática, desembaraço, sentido de liderança, ecumenismo, universalismo de pensamento, força de vontade, respeito ao mérito alheio, liberdade de consciência, desejo de auto-aperfeiçoamento, preocupação com o meio ambiente e também a busca da verdade, o amor ao estudo e ao trabalho sob todas as suas formas.
  3. Utiliza símbolos, alegorias e cerimônias teatrais, audio-visuais ou ritualísticas, através das quais transmite ensinamentos compatíveis com a idade, preparo e maturidade dos jovens filiados. Para conseguir estes objetivos, divide seus ensinamentos em graus ou etapas de conhecimentos essenciais, com o seguinte esquema:

GRAUS: TEMA:

  • Pimeiro grau: (Neófito) - A herança das civilizações
  • Segundo grau: (Discípulo) - As realizações da humanidade atual
  • Terceiro grau: (Líder) - Construtores do futuro